Rejeição 218: NF-e já está cancelada na base de dados da Sefaz – Como resolver?
Rejeição
218 – NF-e já está cancelada na base de dados da Sefaz – Como resolver?
Causa
Quando for emitida uma NF-e com a mesma numeração, série, CNPJ de uma outra NF-e já cancelada, será retornado a rejeição “218 – NF-e já está cancelada na base de dados da Sefaz”.
Exemplo:
Foi emitida uma NF-e de número 12, série 001 e CNPJ 00.000.000/0001-00 e logo após, cancelada. Em seguida, o emitente usou as mesmas informações (número, série e CNPJ) para emitir uma nova NF-e. Nesse caso, a nova NF-e será rejeitada pelo motivo 218.
Veja regra de validação da Sefaz:
Como resolver?
Nesse caso, não há o que se fazer. A NF-e rejeitada não pode ser corrigida. Será necessário emitir a NF-e com uma nova numeração, que ainda não foi utilizada.
Referência
- Manual de Orientação ao Contribuinte (v. 7.00) – http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=LrBx7WT9PuA=