663: Percurso informado inválido – Como resolver?

Rejeição

663 – Percurso informado inválido

Causa

Há duas situações que podem ocasionar a rejeição “663 – Percurso informado inválido”:

Primeira situação:

Quando for emitido um MDF-e e os Estados de Início (UFIni) e Fim (UFFim) fazerem fronteira e o percurso for informado, será retornado a rejeição “663 – Percurso informado inválido”.

 

Exemplo hipotético:

Foi emitido um MDF-e onde o transporte será iniciado no Estado do Rio Grande do Sul (RS) e será concluído no Estado de Santa Catarina (SC). O Estados de RS e SC são fronteiriços e os mesmos foram informados no percurso. Nessa situação, o MDF-e será rejeitado pelo motivo 663.

 

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    <!-- Sigla da UF do Carregamento -->
    <UFIni>RS</UFIni>
    <!-- Sigla da UF do Descarregamento -->
    <UFFim>SC</UFFim>
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        <xMunCarrega>PORTO ALEGRE</xMunCarrega>
    </infMunCarrega>
    
    <!-- Sigla das UF do Percurso -->
    <infPercurso>
        <UFPer>RS</UFPer>
        <UFPer>SC</UFPer>
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Segunda situação:

Quando for emitido um MDF-e e os Estados de Início (UFIni) e Fim (UFFim) não fazerem fronteira e o percurso não for informado, será retornado a rejeição “663 – Percurso informado inválido”.

 

Exemplo hipotético:

Foi emitido um MDF-e onde o transporte será iniciado no Estado do Rio Grande do Sul (RS) e será concluído no Estado de São Paulo (SP). O Estados de RS e SP não são fronteiriços e não foram informados os Estados por onde o transporte passará, que são os Estados de Santa Catarina (SC) e Parará (PR). Nessa situação, o MDF-e será rejeitado pelo motivo 663.

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    <!-- Sigla da UF do Carregamento -->
    <UFIni>RS</UFIni>
    
    <!-- Sigla da UF do Descarregamento -->
    <UFFim>SP</UFFim>
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Validação
Como resolver?

Para corrigir essa rejeição, siga os passos:

Primeiro caso:

Quando os Estados forem fronteiriços, não deve-se informar o percurso, pois todos os Estados por onde o transporte se deslocará, já foram informados. Logo para corrigir a rejeição, deve-se remover o Grupo do Percurso.

  • No exemplo, para a UF de início do transporte foi informado “RS” e para a UF de fim, “SC”:
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    <!-- Sigla da UF do Carregamento -->
    <UFIni>RS</UFIni>
    <!-- Sigla da UF do Descarregamento -->
    <UFFim>SC</UFFim>
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Segundo caso:

1 – Verifique a UF onde se iniciou o transporte (UFIni) e a UF onde será concluído o transporte (UFFim):

  • No exemplo, para a UF de início do transporte foi informado “RS” e para a UF de fim, “SP”:
<!-- Sigla da UF do Carregamento -->
<UFIni>RS</UFIni>
<!-- Sigla da UF do Descarregamento -->
<UFFim>SP</UFFim>
2 – Como os dois Estados, RS e SP, não fazem fronteira, deverá ser informado o percurso, pois o transporte passará pelos Estados de SC e PR.
<!-- Sigla das UF do Percurso -->
<infPercurso>
   <UFPer>SC</UFPer>
   <UFPer>PR</UFPer>
</infPercurso>
3 – Informado o percurso correto, basta realizar o reenvio do MDF-e.
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    <cUF>43</cUF>
    <tpAmb>2</tpAmb>
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    <mod>58</mod>
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    <UFIni>RS</UFIni>
    <UFFim>SP</UFFim>
    <infMunCarrega>
        <cMunCarrega>4314902</cMunCarrega>
        <xMunCarrega>PORTO ALEGRE</xMunCarrega>
    </infMunCarrega>
    <!-- Sigla das UF do Percurso -->
    <infPercurso>
        <UFPer>SC</UFPer>
        <UFPer>PR</UFPer>
    </infPercurso>
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